quinta-feira, 9 de maio de 2019

Katie Bouman, a cientista por trás da imagem do buraco negro.


Katie junto dos discos rígidos que contem os dados sobre a pesquisa do buraco negro.

Katherine Louise Bouman tem 29 anos e é formada em Ciências da Computação no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos. Além disso, também cursou graduação em Engenharia Elétrica na Universidade de Michigan. Sua dissertação de mestrado, intitulada Estimando as Propriedades Materiais do Tecido Através da Observação do Movimento, recebeu o Prêmio Ernst Guillemin de Melhor Tese de Mestrado. Foi nessa época, com apenas 27 anos, que Katie apresentou a fórmula para o algoritmo que mais tarde permitiu a captura da primeira imagem do buraco negro.

Resultado de imagem para katie bouman
Katie no momento em que viu a imagem do buraco negro.

Como membro da Event Horizon Telescope Collaboration, grupo do MIT, Katie passou a liderar a equipe de 200 cientistas na tentativa de extrair dados dos radiotelescópios. De acordo com o jornal Washington Post, ela estava trabalhando no algoritmo há quase 6 anos. “Eu tenho interesse em como podemos ver ou medir coisas que são consideradas invisíveis para nós”, ela disse ao jornal. Atualmente, Katie é pesquisadora de pós-doutorado no Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica e é professora no departamento de Computação e Ciências Matemáticas do Instituto de Tecnologia da Califórnia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Brasileira ganha prêmio internacional por sua pesquisa em energia escura

Marcelle Soares-Santos venceu o Alvin Tollestrup Award (Prêmio Alvin Tollestrup) de Melhor Pesquisa de Pós-doutorado deste ano por suas c...