quinta-feira, 18 de abril de 2019

Novo estado da matéria é descoberto em supercondutor


Uma equipe de pesquisadores do Departamento de Energia dos Estados Unidos e da Universidade de Alabama descobriu um novo estado de matéria notavelmente duradouro em um material supercondutor de ferro.
Supercondutividade é o fenômeno do desaparecimento completo da resistência elétrica em certos materiais. Nesse estado estranho da matéria, o emparelhamento de elétrons faz com que eles se movam mais rápido.
“Um dos grandes problemas que estamos tentando resolver é como diferentes estados em um material competem por esses elétrons, e como equilibrar competição e cooperação para aumentar a temperatura na qual um estado supercondutor emerge”, explica Jigang Wang, físico do Laboratório Ames do Departamento de Energia dos Estados Unidos.
O novo estado sugere uma formação de comportamentos coletivos induzida por laser que competem com a supercondutividade.
Método
Wang e sua equipe usaram pulsos de laser de menos de um trilionésimo de segundo para tirar uma série de fotos, da mesma maneira que a fotografia com flash.
Chamada de espectroscopia de terahertz, esta técnica pode ser considerada como “fotografia estroboscópica a laser”, onde muitas imagens rápidas revelam o sutil movimento do emparelhamento de elétrons dentro dos materiais usando luz infravermelha de comprimento de onda longo.
“A capacidade de ver essas dinâmicas e flutuações em tempo real é uma maneira de compreendê-las melhor, para que possamos criar dispositivos eletrônicos supercondutores e dispositivos eficientes em termos de energia”, explicou Wang.
Os resultados revelaram uma dinâmica não linear incomum de um par de Cooper (um par de elétrons ligados de uma certa maneira) e um estado de não equilíbrio impulsionado pela fotoexcitação da supercondutividade em pnictides de ferro.

Esperamos que você tenha gostado desta informação! Caso queira debater ou tenha alguma dúvida referente ao assunto, será um prazer recebê-lo na sala de física, estamos lhe aguardando!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Brasileira ganha prêmio internacional por sua pesquisa em energia escura

Marcelle Soares-Santos venceu o Alvin Tollestrup Award (Prêmio Alvin Tollestrup) de Melhor Pesquisa de Pós-doutorado deste ano por suas c...